sábado, 24 de setembro de 2011

Consuni decide pela expansão do caos da UnB Ceilândia.

*Por Renato Rabelo

Ontem, 23/09/2011, ocorreu mais uma reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília em que foi discutida a suspensão do vestibular do Campus Ceilândia. A reunião, que começou às 14h30min, só foi acabar por volta das 20h.

A Aliança pela Liberdade deixou bem claro o seu posicionamento perante os demais presentes, votamos a favor da suspensão do vestibular do Campus Ceilândia. Isso porque entendemos que não existe infraestrutura nenhuma disponível para receber novos alunos e por estarmos acompanhando o descaso por parte do Governo do Distrito Federal e da administração da UnB, os responsáveis por deixar essa situação chegar aonde chegou. Há três anos a entrega do Campus vem se arrastando e enquanto isso quase dois mil alunos convivem, diariamente, com a precarização do ensino e das instalações da universidade.

O Consuni, por 38 votos a 18, rejeitou a suspensão do próximo vestibular para os cursos da Faculdade de Ceilândia e também a algumas semanas atrás aprovou a criação de cinco novos cursos na UnB, entre eles está o de Fonoaudiologia (que será em Ceilândia), o que mostra como é feita essa expansão universitária sem planejamento em que o objetivo é, meramente, aumentar o número de alunos e de cursos, não buscando excelência acadêmica.

O aluno de Ciência Política, Mateus Lôbo, representante da Aliança no Consuni, em sua fala buscou defender a causa e não o método, ressaltando o fato de que foram diversas as tentativas dos estudantes da FCE em conseguir dialogar com a reitoria. A Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB fez uma compilação de seu discurso:

''Eu estava lá no dia da invasão. Peço desculpas pelos danos á universidade que represento, pela violência. Aquilo não é digno de acontecer na sociedade, quanto mais na universidade. Ao mesmo tempo, sei que situações assim acontecem quando um dos lados não encontra um canal de reclamação. O lado que acredito que errou foi a Administração, por não agir com clareza. Se a UnB conseguiu ter autonomia para atender 10 pontos, porque não fez isso há 6 meses, há 1 ano? Encaminho pela suspensão por entender que é um ambiente de total indignidade.''

Leia mais sobre o caso pela Secretária de Comunicação da UnB por estes links:

http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=5701.
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=5700.

*Renato Rabelo é estudante de Economia-UnB e membro da Aliança pela Liberdade.

Um comentário:

Deco disse...

Claro e objetivo! Parabéns, Renato!

Blog da Liberdade