segunda-feira, 27 de abril de 2009

VOCÊ PERGUNTA E A ALIANÇA RESPONDE!

O que são os conselhos universitários e qual o poder de atuação deles?
A Universidade de Brasília possui três conselhos. O Conselho de Administração (CAD) onde são votadas questões importantes como o credenciamento das fundações de apoio. Temos ainda o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) onde foi votada recentemente a adesão da UnB ao ENEM ou o novo calendário acadêmico. Temos ainda o Conselho Universitário (CONSUNI) onde são votadas questões importantes como a expansão da Universidade e a criação de novos cursos. Em suma, a esmagadora maioria das propostas que as chapas anunciam nos panfletos só podem ter alguma efetividade se aprovadas em algum desses conselhos.

Vocês possuem pessoas filiados a partidos políticos na chapa?
Não. Uma das propostas da Aliança pela Liberdade que a torna o "patinho feio" do movimento estudantil é o fato de priorizar o Movimento Estudantil da unb para os estudantes da unb e suas preocupações que os unem, a vida universitária nesse espaço. Dessa forma, partidos que trazem causas externas a universidade (que geralmente ofuscam os problemas mais imediatos) não são interessantes para os estudantes pragmáticos. Além disso, a partidarização no Movimento Estudantil em muitos casos serve de trampolim para carreiras políticas, criando conchavos e alianças que buscam mais interesses pessoais do que de fato conseguir melhorias para a universidade. Dessa forma, tentando evitar esses interesses escusos, não possuímos membros de partidos políticos no grupo. Não somos contra a filianção partidária, ela faz parte do ambiente externo a unb, porém não apoiamos a internalização das agendas destes partidos e outras formas de promulgação destes na universidade, movendo o movimento estudantil para caminhos que o prejudica.

Quais propostas só vocês têm, que os diferenciam dos outros?
PM no Campus. Financiamento da sociedade-civil a pesquisa, através de fundações de apoio (desde que transparentes e eficazes). Desvinculamento do ME a partidos políticos, buscando sempre preocupar-se mais com os problemas internos da universidade (e do grupo que representamos, os estudantes). Maiores condições para dar a liberdade ao estudante conseguir aquilo que ele quer na universidade, seja o mercado de trabalho, seja a vida acadêmica. Uma biblioteca mais completa e participativa nas decisões da universidade.

Temos muitas propostas que, na nossa visão, são convergentes com outros grupos e podemos nos articular para conseguir, como uma universidade mais ambientalmente sustentável e melhoramento da estrutura física nos campi (em alguns ainda nem há o campus em si).

Faça sua pergunta através de nosso Formspring: http://www.formspring.me/liberdadeunb

Nenhum comentário:

Blog da Liberdade