sexta-feira, 26 de junho de 2009

Recredenciamento da Finatec é adiado




A decisão sobre o recredenciamento da Finatec, fundação de apoio ligada à UnB, foi adiada para a próxima reunião do Conselho de Administração (CAD). Por falta de tempo para a discussão, os conselheiros determinaram que o assunto voltará à pauta no encontro de 2 de julho, às 9h. Na ocasião, será votada a proposta do reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, que vincula o recredenciamento da Finatec à obrigatoriedade de o conselho superior da entidade ser formado por 50% mais um dos membros indicados pelo CAD.
Roberto Fleury/UnB Agência

Reitor José Geraldo quer maior participação da universidade nas decisões administrativas
“Vamos tratar de um aumento da participação da universidade nas decisões administrativas. Não é intervenção, e sim uma maior supervisão na aplicação dos recursos públicos”, reforçou o reitor ao término da reunião do conselho nesta quinta-feira, 25 de junho. Não há prazo para o recredenciamento da entidade. No entanto, desde que expirou o vínculo com a universidade, em 5 de junho, a Finatec está impedida de firmar novos contratos. Aqueles que já foram assinados continuam válidos.


A proposta de recredenciamento da Finatec causa polêmica e opiniões divergentes. Dois grupos de estudantes se manifestaram na reunião do CAD. Um contra e outro a favor da existência das fundações de apoio à pesquisa. Um grande cartaz colorido da Aliança pela Liberdade, coletivo formado por alunos de Direito, estampava os dizeres: “Nós não sabemos rimar, mas queremos pesquisar. Recredenciamento já!.”


Já os estudantes alojados no Salão de Atos da Reitoria há 17 dias pediam o fim das fundações. As mensagens coloridas espalhadas pelo auditório diziam: “Assistência sim. Fundações não.” Para a estudante de Serviço Social Catarina Lincoln a inclusão dos alunos de baixa renda é a prioridade que precisa sair do papel. “O movimento estudantil pretende discutir os rumos e construir uma nova concepção de universidade pautada no tripé ensino, pesquisa e extensão”, argumenta.
“Os temas discutidos mobilizam toda a comunidade acadêmica. O amplo debate de opiniões valoriza o espaço deliberativo do conselho”, avalia o reitor. A reunião do CAD também aprovou a substituição de dois conselheiros para a Comissão do Reuni. Eles vão ocupar vagas de membros que não puderam permanecer no grupo.




OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Pra variar a SECOM falou bobagem. Nós somos uma ALIANÇA com mais de 50 alunos distribuídos em, ao menos ,dez cursos. Vai ver algum comuna com déficit de inteligência disse que éramos um grupo de "direita" e a moça repórter entendeu "direito". Eu ainda pregarei na porta da SECOM: "Não confundas Carolina de Sá Leitão com caçarolinha de assar leitão". Coletivo!? JAMAIS!

Nenhum comentário:

Blog da Liberdade