quarta-feira, 1 de julho de 2009

O coronelismo estudantil de esquerda

Não sei se vocês terão a mesma reação, mas eu fiquei embasbacado com este vídeo que vi, sobre a reação dos grevistas, contra aqueles que protestavam contra a greve e a favor da PM, na USP. Um grupo de estudantes distribuía cópias com os resultados desta consulta, com mais de 8000 votos, sobre o posicionamento da USP a respeito dos temas debatidos.

Foram gritadas palavras como: "fora, fascistas"; "seu lugar não é aqui"; "minoria não tem vez"; e "vaza, vaza, vaza daqui". Não há qualquer apreço pelo diálogo democrático ou, mais importante, respeito pela liberdade de pensamento e expressão. Ainda que fosse um grupo minoritário - e a pesquisa prova que não o é - o direito das minorias deve ser preservado a todo custo - sob pena de se gerar uma tirania da maioria.

Estes grupos "tradicionais" são, certamente, a parte coronelista do movimento estudantil. Entendem que, como por delegação divina supostamente expressa no Capítulo 35 versículo 31 de O Capital, herdaram por direito a representação (i)legítima de toda uma massa de estudantes.

Que saudade tem a esquerda da época que podia fazer tudo sozinha e chamar os outros de "alienados"... Mas os coronéis dos DCEs e CAs perderam espaço. Agora têm sua voz contestada... Acham que conseguem ganhar no grito, no batuque, na força. Mesmo sem dinheiro e sem suporte político os dissidentes têm conseguido se fazer ouvir - ainda que, por vezes, tenham de se submeter à agressão dos coronéis.

Não por acaso foram forçados, por seu próprio enfraquecimento, a suspender sua greve. Ao que parece, o coronelismo estudantil e sindical está se desmoronando, lá como cá.

Observem, vocês também, a mais clara expressão do coronelismo estudantil de esquerda:

Um comentário:

Deco disse...

O que sentir? Nojo? Desprezo?
Nada justifica esse descontrole de algumas dezenas de indivíduos exaltados. Aliás, onde há individualidade em atos de barbárie como esses? Comportam-se mais como gado do que como gente. Coronéis talvez existam por detrás dessas machinhas, mas o que vejo, em verdade, é mais um descontrole coletivo que lembra a reação de manada passional que é o fascismo. Lamentável. Lamentável.Lamentável!
Concluo então discordando do bom amigo que posta esse belo texto. Mais uma vez é a manifestação fascistóide e radical. São descontrolados demais para merecerem o título de "coronéis".

Blog da Liberdade