domingo, 16 de maio de 2010

Nota de repúdio ao atentado contra a sede do DCE-UFRGS e de solidariedade a gestão da entidade e aos estudantes da UFRGS escrita por alunos da USP.

Na madrugada de hoje, 12 de maio de 2010, a sede central do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCE-UFRGS) foi vítima de um atentado criminoso de um grupo que buscou incendiar o edifício.

O grupo autodenominado “Comando de Caça aos Reacionários” (CCR), arremessou um coquetel incendiário no hall de entrada do edifício sede central do Diretório Central de Estudantes, localizada na Av. João Pessoa, nº 41 em Porto Alegre. O grupo também deixou cartazes no local clamando a autoria do atentado.

Esse ato, de motivação claramente política, contra uma entidade estudantil, a qual, após anos de marasmo e decadência sob a égide de partidos de esquerda radical passou a ser gerido por um grupo realmente compromissado com os interesses dos estudantes, desponta no horizonte universitário como mais um sorriso macabro dos setores mais autoritários da sociedade brasileira e da política universitária.

Tal atentado contra a democracia e a liberdade de expressão por pouco não tomou dimensões mais catastróficas. É o que poderia ter ocorrido caso o incêndio não se tivesse detido antes de chegar ao quadro de distribuição da fiação telefônica ou mesmo se espalhado pelo restante do prédio onde está localizado o DCE, o qual também abriga a Casa do Estudante - onde residem mais de 400 alunos - e ainda sedia um dos Restaurantes Universitários da UFRGS, o qual possui botijões de gás de porte industrial que poderiam ter causado explosões graves.

Infelizmente não é novidade no cenário universitário brasileiro a adoção desse tipo de método violento e antidemocrático por parte dos setores mais radicais e obscuros da política universitária contra quaisquer indivíduos ou pessoas que manifestem oposição aos seus ideais autoritários. Houve no decorrer do ano de 2009 múltiplas ameaças de agressão e morte a estudantes da Universidade de São Paulo que se opunham aos métodos vigentes e políticas defendidas pelos grupos hegemônicos no movimento estudantil. Houve inclusive três casos de agressão física contra estudantes da USP e um linchamento.

Dessa forma, nós, membros do Movimento Estudantil Liberdade da Universidade de São Paulo (Liberdade - USP) e Representantes Discentes eleitos para os Conselhos Centrais participantes do movimento, manifestamos por meio dessa nota o nosso repúdio total ao grupo responsável por esse mórbido atentado e oferecemos nossa completa solidariedade e nosso irrestrito apoio em quaisquer formas que sejam solicitadas pela gestão DCE Livre da UFRGS.

Esperamos também por parte da Polícia Federal e da Polícia Civil do Rio Grande do Sul uma investigação minuciosa dos acontecimentos e a punição devida aos criminosos responsáveis por esse atentado.

Também ressaltamos que atos condenáveis como esse não conseguirão de maneira alguma deter o inevitável desentulhamento ideológico das universidades brasileiras e o processo de democratização e de restauração da representação efetiva dos estudantes pelas suas entidades.

Movimento Estudantil Liberdade da Universidade de São Paulo (Liberdade - USP)
São Paulo, 12 de maio de 2010.

Assinam solidariamente:
-Diretório Central dos Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (DCE PUCPR) - Gestão Equilíbrio 2009/2010.
-Aliança pela Liberdade da Universidade de Brasília (Liberdade UNB).

Nenhum comentário:

Blog da Liberdade