quinta-feira, 29 de julho de 2010

PM promete policiamento ostensivo no campus

Em reunião com Prefeitura e Decanato de Assuntos Comunitários, coronel diz que polícia vai fazer rondas a pé no campus e abordar indivíduos com atitudes suspeitas

(Fonte: UnB Agência)

Thássia Alves - Da Secretaria de Comunicação da UnB

A Universidade de Brasília e o o 3º Batalhão de Polícia Militar acertaram a assinatura de um convênio de cooperação para aumentar o policiamento na área do campus Darcy Ribeiro. Nesta quarta-feira, 28 de julho, o prefeito do campus, Paulo César Marques, a decana de Assuntos Comunitários, Rachel Nunes, e o comandante do 3º batalhão, coronel Jorge Cronenberger.

O 3º Batalhão decidiu usar ações mais incisivas na tentativa de diminuir o número de ocorrências de furto e roubo. Dentre as medidas que serão adotadas estão a ronda de policiais a pé e em viaturas e a abordagem de indivíduos com atitudes consideradas suspeitas, como ficar em lugares escuros ou em volta dos estacionamentos.

“Os alunos acham que a polícia só serve para coibir, mas nossa principal meta é prevenir”, afirmou o comandante. As viaturas farão as abordagens nas áreas de uso comum, como ruas e espaços abertos. O comandante da PM disse que essas abordagens respeitarão os direitos individuais.

O reforço no policiamento já é visível no campus. Viaturas e motos têm circulado dia e noite pelos estacionamentos. De acordo com Paulo César, a presença da polícia é uma garantia de segurança. “Existe uma resistência ao policiamento militar que é cultural e histórica”, disse. Não há nenhuma regra ou norma que impeça a presença da polícia no campus. “É importante lembrar que não estamos em um momento de repressão política. O exercício da segurança é necessário”, completou o prefeito.

Uma das preocupações levantadas é quanto à conscientização de alunos, professores e funcionários sobre a importância da polícia na prevenção de crimes. “A universidade está integrada com a cidade. Os mesmos problemas que ocorrem em Brasília, repetem-se aqui”, disse a decana. Após o encontro, Paulo César lembrou que em 1996 foi assinado um convênio de auxílio recíproco entre as entidades, que inclusive resultouna construção do posto policial na via L3. A ideia é elaborar um novo acordo, agora com um plano de policiamento para o campus.

Também foi decidida a criação de linha de comunicação direta entre a universidade e a polícia. Ao invés de pedirem socorro pelo 190, os seguranças da UnB terão um número de contato direto com o 3º Batalhão. A ideia é dar mais rapidez aos pedidos de socorro. “A polícia já teve a iniciativa de aumentar o efetivo nas áreas públicas. Queremos conscientizar os alunos, professores e funcionários sobre a importância da polícia”, afirmou o prefeito. Durante a Semana de Boas Vindas, haverá palestras sobre segurança, ministradas pela PM e pela Reitoria. Além disso, uma cartilha será entregue junto com os kits para os recém-chegados.

Paulo César também disse que a Reitoria vai estudar a compra de sistemas de segurança. “Ele deve ter sensores de movimentos e câmeras. Vamos nos orientar com a polícia sobre o que é mais adequado”, disse.

Um comentário:

Deco disse...

Lembrando que é fundamental que os estudantes cobrem o que foi prometido pela PM. O que não podemos permitir é justamente que o "mainstream" do movimento estudantil da UnB comece a pedir a retirada do policiamento, como adoram fazer!

Blog da Liberdade