quinta-feira, 29 de julho de 2010

Por que somos o patinho feio do movimento estudantil? Segue um exemplo.

A Aliança pela Liberdade foi o único grupo dentro do movimento estudantil (entre os que concorrem ao DCE ou RDs) que votou pela aprovação do calendário acadêmico. A reunião do CEPE que aprovou o calendário foi realizada no dia 20 de maio.

Atuamos tanto nos Conselhos como na Assembléia dos Estudantes, onde defendemos com êxito o fim da excêntrica greve estudantil.

Para nós o fim da chamada greve estudantil foi uma questão de princípio. Acima de convicções ideológicas, a Aliança obedece aos milhares de estudantes que já estavam em sala de aula desde que os professores retornaram ao trabalho (o que ocorreu no dia 11 de maio). Só o fato de a greve estudantil ser votada em uma Assembleia com menos de 200 estudantes (quando milhares já assistiam suas aulas) deixa clara a distorção entre aquela instituição e os anseios do corpo discente.

A permanência da "greve estudantil", cuja adesão era quase que somente daqueles que votaram a favor dessa proposta na Assembleia, serviria apenas para desmoralizar ainda mais o movimento estudantil. (Assista ao vídeo ─ ADIADA A DECISÃO SOBRE O CALENDÁRIO 2010 que mostra como atuaram alguns dos grupos que concorrem ao DCE e RDs da UnB diante desse tema: http://www.youtube.com/watch?v=kuk7ybtSsb4 .

Após votarmos pela aprovação do calendário, fomos acusados por diversos grupos do movimento estudantil de descumprir uma decisão da Assembleia dos estudantes. A acusação, porém, não tem procedência. Não compete a Assembleia ditar as decisões dos representantes discentes.

O mandato do representante discente pertence a chapa e é conferido pelos estudantes nas votações anuais para os RDs. Ou seja, em se tratando de RDs, seremos obedientes aos eleitores que nos deram assento nos conselhos.

As eleições dos conselhos são proporcionais (e não majoritárias) exatamente para preservar a pluralidade de opiniões, inclusive das minorias. Se TODOS os RDs se subtessem contra a sua vontade à posição majoritária da Assembleia, estaríamos tanto cometendo um estelionato eleitoral como instituindo uma Tirania da Maioria.

Dito isso, agora o leitor pode responder: afinal, somos ou não o patinho feio do movimento estudantil?

Nenhum comentário:

Blog da Liberdade