sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Acidente em trote de Engenharia de Redes ganha repercussão.


Um acidente com um calouro de Engenharia de Redes durante o já famoso "elefantinho" ganhou espaço na mídia local e nacional após matéria da Secom/UnB. Sempre manifestamos nossa preocupação com os trotes violentos e a coerção física e/ou moral sofrida pelos calouros. Acredito, e aí expresso opinião estritamente pessoal, que a linha entre diversão e babaquice não é tão tênue quanto se argumenta, mas também não faço coro aos que querem enquadrar não apenas condutas, mas valores e costumes. Se os calouros querem se submeter a brincadeiras e ritos como o elefantinho, tintas, ovos podres e outras misturas pouco convencionais, paciência! Não vamos estragar a brincadeira deles. Cada um com sua iniciativa. Porém, não podemos esquecer que o trote é "opcional", mas a pressão moral sobre quem não participa não é. São raros os casos, e confesso que é a experiência da observação que fundamenta o que digo, em que o (a) "desertor (a)" não é tratado (a) como pária. Será que a taxa de adesão aos trotes seria tão alta se os colegas de curso tratassem adeptos e não adeptos exatamente da mesma forma?



Segue a notícia do G1 (Globo.com):



Trote na Universidade de Brasília deixa calouro ferido

Estudante caiu no chão, machucou o queixo e precisou receber sete pontos.
UnB apura para identificar os responsáveis e não descarta punições.

Do Bom Dia DF


Um trote realizado pelos alunos do curso de Engenharia de Redes da Universidade de Brasília (UnB) acabou machucando o calouro Carlos Eduardo Leal. Após cair e bater o queixo, o estudante precisou receber sete pontos. Mesmo assim, Carlos Eduardo classificou o episódio como um acidente.

Veja o site do Bom Dia DF

“Não considero que ninguém fez aquilo para me prejudicar, não tenho medo nenhum de voltar às aulas, vou voltar tranquilo. Quando eu fui à aula todo mundo me acolheu bem. Estavam preocupados comigo, não teve nada de mais”, completa.

O trote foi aplicado em um corredor da universidade. Cerca de 30 alunos do curso de Engenharia de Redes foram sujos com tintas e andavam agachados quando Carlos Eduardo caiu e machucou o queixo.

O universitário Tito Cidades presenciou tudo o que aconteceu. Ele disse que no momento em que o calouro caiu, o trote parou e que o socorro foi prestado imediatamente. “Foi prestado todo o socorro necessário. Os alunos do 2º semestre do curso o levaram para a enfermaria e o acompanharam durante todo o momento”, disse o estudante Tito Cidades

Os estudantes disseram que ninguém é obrigado a participar do trote. Mas, alguns alunos que não quiseram gravar entrevista confirmaram que quem fica de fora tem dificuldade para participar dos eventos do curso, como festas e churrascos.

“O que acontece com quem não participa é que não interage muito com as pessoas do curso, então, acaba se isolando. Mas não é a gente que isola essas pessoas”, afirma o universitário Bruno de Souza.

O Decanato de Assuntos Comunitários da UnB quer acabar com este tipo de trote e lançou uma cartilha para convencer os estudantes de que as brincadeiras podem ser humilhantes e ofensivas aos direitos humanos. A decana Raquel Cunha mandou apurar o que aconteceu no curso de Engenharia de Redes e os responsáveis podem ser punidos.

“Eu acho que a mudança de atitude começa com cada um de nós. E é isso que estamos demonstrando para os estudantes. Também vamos ficar mais atentos para inibir qualquer tipo de trote. Isso é muito grave e precisamos mudar urgentemente”, afirma a decana Raquel Cunha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Também acho que tem que participar do troque quem quer. Mas... PQP!!! Por que essa M#"!!da tem que acontecer no meio da P#o"!a do corredor!!! Me lembro desse dia e tava fazendo a droga de um controle de Economia Brasileira. Me atrapalhou pacas. Vontade de tosar o controle no !@ de quem organizou essa busanha.

Bota essa porra de debéis mentais pra zonear LÁ NO RAIO QUE O PARTA!

Blog da Liberdade