quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Trabalho duro marca último dia de obra do Beijódromo (EIN!?)



Não, o título deste post não é gozação! Ele é a reprodução do destaque do portal da UnB neste glorioso dia. Eu ainda quero entender (talvez algum iluminado que visita este blog possa explicar-me) como tivemos tanto dinheiro e recursos humanos p/ gastar nessa obra quando tantas outras (preciso mesmo linkar?) continuam no ritmo de tartaruga. O Brasil é mesmo um país RIQUÍSSIMO para torrarmos dinheiro com utopias! A UnB está uma beleza, com instalações moderníssimas e uma Casa do Estudante Universitário que é um verdadeiro céu! Não serei eu a reclamar! Não serei eu a profanar as utopias, ainda mais uma abençoada pelo dignatário-mor desta terra de sábios. Como diria Schiller, "contra a estupidez até os deuses lutam em vão".

Em tempo: votem em nossa nova enquete. Quem sabe ela ajuda a motivar futuras matérias da SECOM?
(As opiniões expressas neste pequeno parágrafo são de responsabilidade deste autor e não necessariamento refletem a opinião coletiva da Aliança pela Liberdade)


Da SECOM:
Trabalho duro marca último dia de obra do Beijódromo

Operários finalizam construção do Memorial Darcy Ribeiro, que será inaugurado no dia 6 de dezembro. Enquanto isso, comunidade acadêmica mata a curiosidade com a queda dos tapumes

Thássia Alves - Da Secretaria de Comunicação da UnB



Máquinas ligadas formando um barulho contínuo. Homens concentrados, sem tempo nem para meia dúzia de palavras. Gente apressada correndo contra o avanço do relógio. O volume de trabalho permite pouca conversa. A data foi marcada, seis de dezembro de 2010, com presença confirmada dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Mujica – do Uruguai. A cerimônia será às 15h.

É a inauguração do Beijódromo, no campus Darcy Ribeiro. Sob o comando de uma voz feminina, três homens escutam atentos as últimas orientações. “Hoje é o pior dia da obra”, ordena Adriana Filgueiras, responsável pela construção. Ela se refere a esta terça-feira, 30 de novembro, data limite para a entrega do prédio.

O Memorial Darcy Ribeiro surge tímido para a comunidade acadêmica. Aos poucos, os tapumes vão caindo e quem passa pelos arredores da Reitoria encontra uma nova paisagem. “Dei uma espiada hoje pela manhã, mas foi de longe”, conta o professor Antônio Carlos dos Anjos, coordenador do Projeto Rondon.

O professor vê no Beijódromo o resgate da essência da Universidade de Brasília. “Esse espaço vem para mostrar quem é a UnB”. Antônio Carlos conta que já esbarrou com colegas que questionaram a utilidade da obra. “Quem diz isso não pensa a Universidade como o organismo vivo que ela é. Construir uma obra pensada há tantas décadas mostra que a UnB se recria a todo instante”, afirma.

Mesmo quem desconhece o projeto, se encanta com as curvas da arquitetura do beijo de Darcy. "Passei pela entrada por volta das 11h e vi os tapumes caindo. Não sabia exatamente o que era, mas já tinha visto a construção de longe", conta Martina Gomes de Miranda, aluna da pós-graduação da Faculdade de Medicina. "É esquisito, mas bonito".

Para terminar a construção dentro do prazo, operários finalizam os últimos detalhes. De um lado, um deles pergunta: “E as luzes do banheiro?”. Sem perder o humor, apesar do corre-corre, o colega responde: “É como qualquer outra! É só ligar o interruptor”. “O tempo que resta é para correria”, justifica Walter Bento Garcia, responsável pela parte hidráulica da obra e um dos 100 homens que tocam o projeto assinado pelo arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé.

ACERVO DE DARCY – O Memorial Darcy Ribeiro foi idealizado pelo fundador da UnB como o encontro perfeito entre sentimento e razão. O prédio vai abrigar todo o acervo do antropólogo e educador e terá também um anfiteatro dedicado à vivência, carinhosamente apelidado de "Beijódromo" pelo próprio Darcy.

A cerimônia de assinatura do convênio da obra, em maio deste ano, reuniu o presidente da Fundação Darcy Ribeiro, Paulo Ribeiro, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Soares Dulci. "O sentimento é de reencontro com a utopia da UnB, a disposição de Darcy de realizar grandes utopias", disse o reitor José Geraldo de Sousa Junior na ocasião.

Um comentário:

Fusca disse...

A propósito, achamos uma das 14 "Universidades Federais" que Lula inaugurou, segundo a propaganda eleitoral de Dilma: é o beijódromo Darcy Ribeiro! Agora vamos ver se encontramos as outras...

Blog da Liberdade