sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

INTERCÂMBIO, BOLSAS REUNI E BOLSAS DE PESQUISA.



Por Saulo Said.

Caros colegas, compartilhamos nesse breve post dois comunicados institucionais da UnB e uma indicação de abaixo-assinado.

Oportunidades de Intercâmbio.
A Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) comunica que em breve será aberto o edital de intercãmbio da UnB. Serão aproximadamente 150 vagas para Universidades de todo mundo e para os mais diversos cursos. O edital deverá ser lançado no começo do próximo período letivo. Para maiores informações, visite o site do INT: www.int.unb.br. Aos interessados seria bom também tirar dúvidas a respeito da documentação exigida, assim como se inteirar sobre os critérios de seleção. O email do INT é: intweb@unb.br .

Também em relação a intercâmbios, o INT comunicou (somente para aqueles que possuem emails institucional da UnB) a abertura do edital de Bolsas Chevenin, oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido. O edital é destinado ao curso de mestrado acadêmico, tendo prioridade as seguintes áreas: "Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e Energia, Finanças e Economia, Políticas e Administração Esportiva, Ciências e Inovação, Relações Internacionais e Desenvolvimento, Resolução de Conflitos e Segurança e Áreas do Direito relacionadas aos setores mencionados acima". Para maiores informações, consulte o site: http://www.britishcouncil.org/br/brasil-education-chevening.htm .

Bolsas REUNI
O Decanato de Ensino de Graduação também divulgou o lançamento do edital de bolsas Reuni de assistência ao Ensino. Já tive oportunidade de acompanhar o trabalho desempenhado por esses bolsistas e atestei a enorme utilidade deles para a melhoria do Ensino. Para maiores informações, consulte a página de editais do decanato:http://www.unb.br/administracao/decanatos/deg/edital.htm

Abaixo assinado pelo aumento do valor das bolsas de pós-graduação.
E, por fim, segue também a sugestão do abaixo assinado organizado pela Associação Nacional de Pós-Guaduandos, que reivindica o aumento nas bolsas de pós-graduação pagas pela CAPES e CNPQ. Vale a pena dar uma conferida no site: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=anpg .

Ajude a divulgar o blog da Aliança pela Liberdade. Além dos nossos editoriais que abordam questões em pauta na comunidade universitária e apresentam os debates nos Conselhos Superiores, procuramos também ajudar na divulgação das oportunidades oferecidas pela universidade. Infelizmente, sobretudo quanto ao funcionamento do INT, existe uma série de oportunidades não veiculadas pela SECOM. Ajudem-nos também a pressionar pela melhora do conteudo e da pertinência das informações veiculadas pelo site da UnB.


Um comentário:

Anônimo disse...

Taí um tema pelo qual vale a pena brigar.

Valeu pelas informações e pela indicação da petição!

Blog da Liberdade