domingo, 12 de agosto de 2012

Greve: Estamos no fim?/ Instituto de Ciência Política pede fim da paralisação/ Vamos calcular?



*Por Mateus Lôbo

Há quantos dias a Universidade está em greve? Também perdi a conta, mas um fato é verdade: os dias já são meses!

A greve é um direito constitucional e não serei eu a dizer aos nossos docentes quando voltarem ou não dela. Cada categoria com seus direitos, com seus deveres. Não obstante o movimento grevista ainda seja forte e não haja uma perspectiva concreta de quando voltaremos à normalidade acadêmica, já há indícios dentro da nossa Universidade de que algo pode mudar em breve.

Em 27 de julho, a diretoria da Associação de Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) divulgou nota em que sugeria o fim de greve. Dizem trechos do documento:

A diretoria da ADUnB entende que a proposta enviada pelo governo representa um  avanço significativo em relação à proposta anterior. (...) A proposta (...) não é a ideal, mas é importante perguntar se é possível obter mais dado o cenário econômico atual.

Além disso, no fim da semana passada o Instituto de Ciência Política, em atitude inédita entre as Faculdades e Institutos da Universidade de Brasília nesta greve, divulgou nota conclamando a retomada as salas de aula e o término da paralisação:

Os professores do Instituto de Ciência Política consideram que já obtivemos conquistas importantes com nosso movimento e que portanto é hora de retomar as salas de aula e terminar a greve. Para isso, conclamamos os demais colegas para comparecerem às assembleias da ADUnB e votar a favor do término da greve.

Os indícios estão dados, agora nos resta esperar e torcer para quando voltarmos às aulas não sejamos, mais uma vez, os maiores prejudicados! Até lá, vamos sabendo dos nossos destinos pela "Calculadora da Greve", desenvolvida pelo estudante João Paulo Apolinário Passos de Ciência da Computação - UnB.

*Mateus Lôbo é graduando em Ciência Política e representante discente no Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade de Brasília. É o atual Presidente da Aliança pela Liberdade.

O conteúdo deste texto é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião da Aliança pela Liberdade.

Nenhum comentário:

Blog da Liberdade