quarta-feira, 29 de abril de 2009

WI-FI: A SENSAÇÃO DA ELEIÇÃO!

A imitação é a forma mais sincera de elogio.

Senhora, senhorita, senhor visitante,

Qual não foi a surpresa dos membros da Chapa 4 - ALIANÇA PELA LIBERDADE, quando descobrimos nos materiais de campanha de outras chapas o destaque para a proposta de Wi-Fi nos campi!? (E a satisfação, é claro!)

A primeira forma de saber se uma proposta e/ou ideia é interessante é o ímpeto alheio em copiá-la. Não negamos que tal idéia tenha surgido nas rodas de debate dessas chapas, mas lembramos ao estimado eleitorado que o primeiro destaque a este respeito foi dado por nós:

"Entre as propostas que a legenda levará aos conselhos estão a instalação de uma rede wifi por toda a universidade, aumentar o número de lanchonetes e livrarias no campus, criar mecanismos de arrecadação de dinheiro para melhorias na Casa do Estudante e melhorar a segurança nos campi." http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=1540

Nós acreditamos em uma Universidade moderna e eficiente. EM TERMOS CLAROS: com maior número de publicações,; com pesquisas maiores e com maior aporte financeiro, inclusive com capital privado; com salas de aula melhores e com melhor possibilidade de desenvolvimento do conhecimento. Neste sentido, a rede Wi-Fi é uma necessidade, e não um luxo, como pensam alguns revolucionários de plantão.

O que nos diferencia: propor todos propõe! Falar é facil, fazer é que são elas! Então a CHAPA 4 - ALIANÇA PELA LIBERDADE adiantou o dever de casa. Fizemos uma consulta informal no CPD para saber se há algum projeto a respeito em andamento. Nós, como estudantes preocupados em buscar e disseminar informações, trazemos para você a situação atual.

Já está em andamento um projeto que instalará Wi-Fi de alta qualidade na BCE, nos mezaninos do Udefinho e Ceubinho, nos anfiteatros do ICC e nos Pavilhões (PAT e PJC). Acredita-se que antes do final do ano as instalações estarão completas e funcionando. Infelizmente, a estrutura do ICC prejudica o aproveitamento do sinal da banda dos anfs na banda oposta (FAC,FAU,VET,MAT,PSI...). Uma solução a ser construída é a instalação de uma rede mais simples (e bem mais barata) em cada um desses departamentos como suporte à rede que já será instalada. Claro, ela será menos eficiente e surgirá também o problema fundamental: ter de trocar de senha a cada departamento (lembremos, a UnB não é um colégio em que cada estudante fica isolado em seu curso). Para tanto firmamos aqui o compromisso de continuar a acompanhar esse projeto e divulgar esse acompanhamento. Além disso, estaremos em permanente contato com os CAs dos cursos que tenham sua rede própria ou que querem possuí-la. Através do feedback dos seus alunos, transmitiremos aos departamentos e ao CPD (e aos Conselhos, CLARO!) a realidade do usuário, buscando uma crescente melhora na oferta deste serviço.

Não vemos o porquê de não usar o diálogo como instrumento fundamental de realização de nossas demandas. Informação e transparência nós praticamos desde já!
Esta não é uma disputa por poder, mas uma postura comprometida com uma Universidade OBJETIVAMENTE MELHOR!


Nesta caminhada, Gama, Ceilândia e Planaltina serão nossos próximos alvos! Notícias em breve!



2 comentários:

Deco disse...

P/ os perdidos no assunto:

http://en.wikipedia.org/wiki/Wi-Fi

Bruno Amui disse...

Estudantes buscando ferramentas que proporcionem, diretamente, um aumento no seu crescimento academico. Nada mais justo.

Blog da Liberdade