sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Aliança no Formspring - O que são os conselhos universitários?

Os três Conselhos são as instâncias deliberativas da UnB, as decisões mais importantes são tomadas por essas assembléias que contêm representantes do corpo docente, dos funcionários técnico-admnistrativos e Representantes Discentes (RDs), e é aí que nós, da Aliança pela Liberdade, entramos.

Por mais que movimentos e manifestações possam exercer pressão e influenciar a tomada de alguma decisão, na UnB, são os Conselhos que efetivamente tomam essas decisões e nós estaremos dentro deles com poder de voto, de fala e de persuasão para guiarmos as decisões a favor da excelência acadêmica e da liberdade. E isso, obviamente, com uma eficiência consideravelmente maior (por utilizarmos os meios institucionais) mesmo sem a necessidade de manisfetações que demandariam um tempo absurdo dos estudantes e que, por vezes, atrapalham nossas aulas.

Não somos contra manifestações sociais, mas para lutar pelo bem da UnB, é muito mais prático e eficaz sermos RDs nos Conselhos do que comandarmos o DCE.Existem três conselhos. O Conselho Admnistrativo (CAD), que, em linhas gerais, cuida das contas da UnB, é o responsável por, por exemplo, verificar o andamentos das obras do Reuni.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) decide se o vestibular da UnB se filiará ao ENEM e também questões internas, como regras de produção acadêmica sobre pesquisas e regras para a práticas de extensão universitária. O Conselho Universitário (ConsUni), é a instância máxima da UnB, nele são decididas questões de maior relevância, como o policiamento, e pode ser usado para recorrer de decisões de outros conselhos.

Ao nosso ver, as outras chapas prioriazam a candidatura ao DCE por que têm a ideia de que o mais importante é o compromisso de todos com uma causa (cada chapa com a sua causa, mas geralmente mais voltadas para fora da UnB do que pra dentro dela), esse pensamento é válido, mas nós priorizamos outras coisas. Para nós, é mais importante que cada estudante consiga o quer da UnB, se quer pesquisar ou fazer extensão, que tenha verbas para seus projetos; se quer ter aulas, que tenha segurança e condições boas para isso (biblioteca de qualidade, segurança, banheiros com papel, iluminação nas salas, wi-fi, etc.), queremos excelência acadêmica e liberdade para que cada um cumpra seu objetivo dentro da UnB. Pensamos em talvez concorrer para o DCE futuramente, mas, para nossos objetivos de suprir as principais demandas atuais, apenas a representação em conselhos é mais efetivo.

Visite nosso formspring e tire suas dúvidas: http://www.formspring.me/liberdadeunb

Nenhum comentário:

Blog da Liberdade