segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Uma mensagem de ânimo: falar a verdade, mas sem malcaratismo... desde 1899


Vale a pena ler a BELA mensagem de apoio que recebemos de um colega fundador da Aliança:


Amigos,

Eu entendo a revolta e entendo os problemas com as atitudes alheias. Digo-lhes em verdade que compartilho da indignação de cada um de vocês. Sem embargo, preciso chamar a atenção para um ponto que me faz ver na Aliança algo singelo e distinto, algo que sempre me permeou e que me entusiasmou para fundar com vocês esse grupo há algum tempo atrás.

Somos, de fato, o patinho feio. E somos isso por nos recusarmos a compartilhar do velho modo de tratar os assuntos da Universidade. Rejeitamos o controle da políticas estudantil por partidos políticos, rejeitamos as velhas bandeiras, rejeitamos as estruturas decisórias fascistas do DCE, em que 100 pessoas "de luta" decidem por 29.000 estudantes. Isso nos faz diferentes - ao menos assim eu creio.

Nossos princípios são claros e o box que escrevi no sítio da Aliança creio que reflete bem nossa singularidade. Recordemo-nos:

Somos estudantes como VOCÊ, cansados do marasmo do movimento estudantil atual - dominado por velhos bordões ideológicos que nada dizem. Somos estudantes de dentro da sala de aula, que não se vêem representados por grupos ligados a partidos políticos e que esquecem até mesmo que Muro de Berlim caiu - continuam a gritar: Fora FMI!, Fora pelegos!, Fora Todos!
Somos estudantes que se preocupam com o dia-a-dia daqueles estudantes que querem fazer seu papel: estudar, refletir, debater, contestar, criticar as ideias pré-formatadas. Somos estudantes que se focam na resolução de problemas cotidianos e na melhoria da vida de cada um.
Somos estudantes que acreditam na supremacia de direitos e liberdades individuais, na defesa das minorias, no respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana, no Estado de Direito, na igualdade de todos perante à lei e no direito inalienável que cada indivíduo tem de escolher seu próprio destino.
Somos estudantes que dão valor à LIBERDADE!

Foi sob esse espírito que criamos o grupo. Não foi para querer "combater o mal"; ou para "acabar com os comunistas". Foi, ao contrário, para mostrar que podemos fazer política estudantil com base em princípios. Juntamo-nos em Aliança trazer uma mensagem de ânimo para os estudantes da UnB. Todo o descrédito e perda de legitimidade que os grupos tradicionais têm com os estudantes-que-estudam mostram que a nossa indignação é compartilhada por muitos.

Vamos lembrar desse nosso objetivo original: levamos uma mensagem de ânimo. Eu costumo dizer que acredito que a Aliança não é nunca um projeto de poder, mas é verdadeiramente um projeto de potência. Estamos na UnB para exibir nossas propostas, para defender nossos princípios, para mostrar que existe um grupo na UnB que está mais preocupado com a qualidade da pesquisa, dos professores e com os interesses dos estudantes do que com sair no Correio Braziliense ou do que apoiar piquetes e greve violenta.

A quantidade de votos que tivermos, sinceramente, é secundário. É óbvio que ganhar votos é importante, mas os votos só serão verdadeiros, só serão relevantes, se não sacrificarmos nossos princípios. Se eles jogam sujo, não vamos fazer o mesmo. Se eles tem partido, não teremos nós mesmos essa subordinação. Se eles mentem, não seremos nós a mentir.

Na clássica referência de um ícone cultural contemporâneo, é pelo poder da verdade que, enquanto vivemos, podemos conquistar o universo. Falemos de tudo. Falemos das vinculações partidárias, dos desvios de finalidade do dinheiro do DCE, falemos da preocupação midiática. Eles nos escolheram como "inimigos", por alguma razão que não sei dizer. Mas, lembrando do ano passado, em histórico discurso do nosso Presidente, vamos endurecer, mas sem perder a ternura - que é como eles gostam. Joguemos duro, mas NÃO joguemos sujo nunca.

Há muito leio meus herois liberais canarinhos que, ainda no Século XIX, já propagavam os princípios que ainda não vingaram nessas terras varonis. Inspiremo-nos neles: Joaquim Nabuco e Rui Barbosa e busquemos as virtudes que nossos fraternos irmãos liberais cultuavam há um século.


Há um terreno superior ao das dissensões políticas em que espíritos de igual tolerância, de igual elastério, de igual patriotismo, podem e devem sempre colaborar uns com os outros, no interesse comum do país; esse terreno pertence a leaders de opinião, como Rui Barbosa, alargar cada vez mais, e dar-lhe a força e a consistência do granito. — Creia-me com todos os meus velhos sentimentos de confraternidade liberal, amizade e admiração.
Sempre seu, meu caro amigo,
Joaquim Nabuco, 14 de maio de 1899.


Esta é uma mensagem de ânimo e de apoio a todos vocês que, muito mais do que eu, merecem lograr frutos. Lamento não poder ter participado tanto quanto o ano passado e peço desculpas por ter entrado tão tarde na campanha. Mas creio que, antes de tudo, posso recordar a todos daquilo que realmente somos, desde nossa fundação. Daquilo que não podemos nunca deixar de ser.

Somos maiores que votos, somos maiores que debate. Somos princípios, somos potência, somos ideias. E essas coisas, meus caros, vivem para sempre.


Efusivas saudações e congratulações antecipadas,


Góes.

4 comentários:

Saulo Said disse...

Obrigado mais uma vez Gores belas belas palavras. Sinto-me lisonjeado por ter ao nosso lado pessoas com a sua capacidade. Sinto-me ainda mais lisonjeado por ter conosco pessoas com a devida firmeza no terreno dos princípios.

Deco disse...

O Góes resumiu de maneira serena o que é participar da Aliança. Apesar de terem feito de tudo p/ nos tratar como trogloditas dentro da FA, não há mentira que resista ao texto do nosso amigo.

Infelizmente nossos opositores jogam com a lógica do "se os fatos vão contra mim, pior para os fatos".

LIBERDADE, SEMPRE!

Anônimo disse...

"Somos maiores que votos, somos maiores que debate. Somos princípios, somos potência, somos ideias. E essas coisas, meus caros, vivem para sempre."

Parabéns pelo texto, Góes.

Joana

Davi Brito disse...

Já dizia V, que morreu por sua vingança.

Tenho certeza que vc pegou esse trecho do V de vingança!

Mas anyway, ótimo filme, ótimo texto!

Blog da Liberdade