Os três Conselhos são as instâncias deliberativas da UnB, as decisões mais importantes são tomadas por essas assembléias que contêm representantes do corpo docente, dos funcionários técnico-admnistrativos e Representantes Discentes (RDs), e é aí que nós, da Aliança pela Liberdade, entramos.
Por mais que movimentos e manifestações possam exercer pressão e influenciar a tomada de alguma decisão, na UnB, são os Conselhos que efetivamente tomam essas decisões e nós estaremos dentro deles com poder de voto, de fala e de persuasão para guiarmos as decisões a favor da excelência acadêmica e da liberdade. E isso, obviamente, com uma eficiência consideravelmente maior (por utilizarmos os meios institucionais) mesmo sem a necessidade de manisfetações que demandariam um tempo absurdo dos estudantes e que, por vezes, atrapalham nossas aulas.
Não somos contra manifestações sociais, mas para lutar pelo bem da UnB, é muito mais prático e eficaz sermos RDs nos Conselhos do que comandarmos o DCE.Existem três conselhos. O Conselho Admnistrativo (CAD), que, em linhas gerais, cuida das contas da UnB, é o responsável por, por exemplo, verificar o andamentos das obras do Reuni.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) decide se o vestibular da UnB se filiará ao ENEM e também questões internas, como regras de produção acadêmica sobre pesquisas e regras para a práticas de extensão universitária. O Conselho Universitário (ConsUni), é a instância máxima da UnB, nele são decididas questões de maior relevância, como o policiamento, e pode ser usado para recorrer de decisões de outros conselhos.
Ao nosso ver, as outras chapas prioriazam a candidatura ao DCE por que têm a ideia de que o mais importante é o compromisso de todos com uma causa (cada chapa com a sua causa, mas geralmente mais voltadas para fora da UnB do que pra dentro dela), esse pensamento é válido, mas nós priorizamos outras coisas. Para nós, é mais importante que cada estudante consiga o quer da UnB, se quer pesquisar ou fazer extensão, que tenha verbas para seus projetos; se quer ter aulas, que tenha segurança e condições boas para isso (biblioteca de qualidade, segurança, banheiros com papel, iluminação nas salas, wi-fi, etc.), queremos excelência acadêmica e liberdade para que cada um cumpra seu objetivo dentro da UnB. Pensamos em talvez concorrer para o DCE futuramente, mas, para nossos objetivos de suprir as principais demandas atuais, apenas a representação em conselhos é mais efetivo.
Visite nosso formspring e tire suas dúvidas: http://www.formspring.me/liberdadeunb
Nenhum comentário:
Postar um comentário